31 de mar. de 2010

CRIANÇAS E CÃES

Esta semana presenciei no condomínio onde moro, três meninos mexendo e correndo de um cãozinho mestiço que havia saído com sua dona para seu passeio diário. O problema maior é que se acontecesse uma mordida, traria um transtorno enorme para dona que não tinha o controle sobre seu cão e para um dos meninos que certamente não teria um ferimento leve (graças a Deus nada aconteceu). Mas o que me deixa mais chateado é que a culpa cairia sobre o pobre do cão que apenas seguia seus instintos primários, e nunca sobre os “humanos” que não entendem, não controlam, e pior, são os responsáveis por desencadear certos instintos próprios dos cães, como por exemplo, o de caça. O importante em nossa relação com os cães é procurarmos informações e entendermos os mesmos para que não passemos por situações delicadas. Em casos como esse dos meninos é necessário que sejam orientados pelos adultos, pois crianças são sempre crianças.
O que devemos ensinar as crianças?
Nunca se aproxime de cães desconhecidos; Nunca pule cercas ou muros para acariciar um cão; Fique longe de cães perdidos; Não fuja de um cão e nem grite; Não brinque com um cão sem um adulto por perto; Mesmo que o cão seja conhecido não vá até ele correndo e gritando; Não perturbe um cão que esteja dormindo, comendo ou cuidando de filhotes; Não faça gritarias perto de um cão; Nunca chegue o rosto muito perto de um cão; Nunca pegue um osso ou brinquedo de um cão; Nunca encare um cão; Sempre confirme com o proprietário se o cão é mesmo manso antes de aproximar-se e tocá-lo; E por fim, Se um cão atacar, proteja sempre seu rosto e pescoço. Se possível jogue para ele alguma coisa (mochilas, livros, tênis, entre outros) para distraí-lo.
Lembre-se sempre que a boa convivência com nossos cães depende de nós.

26 de mar. de 2010

BRUCE WAYNE VON FARGNOLI

O QUE É?

Behaviorismo: É a analise do comportamento através de experimentos em ambientes controlados.
Etologia: Estudo do comportamento dos animais e de sua acomodação no ambiente.
(Ciências aplicadas ao estudo do comportamento animal)

VOCÊ SABIA?

Estudos mostram que as pessoas que expressam pouca afeição por cães também expressam pouca afeição por pessoas. Descobriu-se que homens que expressam pouca afeição por cães também não desejam atenção.
Referência:
Brow LT, Shaw TG, Kirkland KD: Affection for people as a function of affection for dogs. Psychol Rep 1972; 31:957

23 de mar. de 2010

22 de mar. de 2010

SEU AMIGÃO MERECE UM CLICK

Adestramento Click And Treat
Atualmente, o adestramento é visto como uma forma eficaz para donos e cães, se comunicarem melhor, assim melhorando a convivência. O cão bem adestrado sabe o que o dono quer, assim como um dono que participa ativamente do adestramento e aprende mais sobre o comportamento canino também sabe o que o seu cão deseja.
Hoje o mais moderno método de adestramento de cães para obediência e convívio familiar é conhecido como Click And Treat, ou simplesmente, método Clicker.
Muito utilizado pelos estúdios de Hollywood em filmes que utilizam animais e recentemente trazido dos Estados Unidos para o Brasil, este método não emprega estímulos negativos nem enforcador ou tranco de guia, limitando-se a condicionar o cão a obedecer mediante o som de um “click” de um aparelho especialmente produzido para este fim, seguido de um agrado ou recompensa.
Agora que você sabe que este método de Adestramento é um método positivo e inteligente, que tal treinar seu amigão e melhorar seu convívio com ele?

e-mail: educao.feliz@gmail.com tel. : (31) 9107-7907

VOCÊ SABIA?

Mais de 50% dos cães apresentados com problemas comportamentais são machos não castrados. Pense nisso!

18 de mar. de 2010

CASTRAÇÃO / ESTERILIZAÇÃO - PARTE 2

Castrar não dói abandonar dói! Devido à superpopulação, milhares de animais morrem nas ruas a cada ano, simplesmente por não encontrarmos donos responsáveis para todos eles. Cada filhote que nasce está tirando lugar de um que já nasceu e necessita de um lar.
Os animais soltos na rua podem ser atropelados, causar acidentes, agredir pessoas ou serem agredidos, contrair ou transmitir doenças para a população ou outros animais e sofrer crueldades como pedradas, chutes, pauladas e envenenamentos. É responsabilidade de todos evitar essas situações
PARA ESTERELIZAR / CASTRAR O SEU ANIMAL ENTRE EM CONTATO COM O CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES: RUA EDNA QUINTEL, 173 – SÃO BERNARDO – FONES: (31) 3277-7413 e 3277-7411.

BRUCE WAYNE VON FARGNOLI

Este é o principal responsável pelo EduCão
Nome: Bruce Wayne Von Fargnoli
Raça: Buldogue Francês
Sexo: Macho
Cor: Tigrado
Nascimento: 12/11/2008

ENTENDENDO SEU CÃO - PARTE 2

Um Lobo No Quintal Há pelo menos 10.000 anos, o cão tem se associado ao homem. Durante todo este tempo, os cães tiveram vários papeis, desde companhia até alimento. É grande a plasticidade genética nos cães, o que permite tamanha variação nos tamanhos, cores e ate comportamentos. Nos dias de hoje, as diferentes raças são desenvolvidas para propósitos específicos, como companhia, guarda, pastoreio, entre outros. Embora haja variações nos comportamentos entre as raças (frequentemente relacionados com o propósito), os comportamentos centrais dos cães são bastante semelhantes, e frequentemente semelhantes aos do seu parente mais próximo, o lobo. Todos os cães são descendentes diretos dos lobos. Os lobos são animais muito sociáveis, de sentidos aguçados, que trabalham em grupo para capturar animais maiores do que eles. Sua comunicação altamente articulada e a organização da alcatéia (que formam para se proteger), estão presentes hoje mesmo no comportamento de nossos cães. Não fosse a disposição do filhote de lobo de fazer parte da comunidade humana, não haveria todos esses maravilhosos cãezinhos que tanto nos encanta.

CASTRAÇÃO / ESTERILIZAÇÃO

Quais as vantagens da esterilização / castração? Para os machos: Diminuem as fugas atrás de fêmeas no cio e as brigas com outros animais; deixam de latir excessivamente; diminui o odor da urina e a demarcação de território (urinar em todos os cantos); evita câncer de testículo, próstata e doenças venéreas. Para as fêmeas: Não tem mais cio (as cadelas param de sangrar a cada 6 meses e atrair machos no quintal); evita a gestação psicológica; morte no parto ou pós parto e enfraquecimento dos ossos; previne o câncer de mama, de ovário, infecções uterinas e doenças venéreas. Benefícios para o dono do animal: Evitará crias não desejadas, mordidas, brigas, fugas, uivos noturnos, cheiro forte de urina e problema com vizinhos. Seus animais serão mais saudáveis, viverão mais e serão mais guardiões e companheiros. Benefícios para a sociedade: Haverá menos quantidade de animais nas ruas, menos rompimento de sacos de lixo, acidentes de trânsito e transmissão de doenças para a população e para outros animais. Diminuirá o abandono e os maus tratos com os animais. PARA ESTERELIZAR / CASTRAR O SEU ANIMAL ENTRE EM CONTATO COM O CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES: RUA EDNA QUINTEL, 173 – SÃO BERNARDO – FONES: (31) 3277-7413 e 3277-7411.

O MELHOR AMIGO DO HOMEM

A Disciplina Do Amor Lygia Fagundes Telles Foi na França, durante a Segunda Grande guerra: um jovem tinha um cachorro que todos os dias, pontualmente, ia esperá-lo voltar do trabalho. Postava-se na esquina, um pouco antes das seis da tarde. Assim que via o dono, ia correndo ao seu encontro e na maior alegria acompanhava-o com seu passinho saltitante de volta a casa. A vila inteira já conhecia o cachorro e as pessoas que passavam faziam-lhe festinhas e ele correspondia, chegava até a correr todo animado atrás dos mais íntimos. Para logo voltar atento ao seu posto e ali ficar sentado até o momento em que seu dono apontava lá longe. Mas eu avisei que o tempo era de guerra, o jovem foi convocado. Pensa que o cachorro deixou de esperá-lo? Continuou a ir diariamente até a esquina, fixo o olhar naquele único ponto, a orelha em pé, atenta ao menor ruído que pudesse indicar a presença do dono bem-amado. Assim que anoitecia, ele voltava para casa e levava sua vida normal de cachorro, até chegar o dia seguinte. Então, disciplinadamente, como se tivesse um relógio preso à pata, voltava ao posto de espera. O jovem morreu num bombardeio mas no pequeno coração do cachorro não morreu a esperança. Quiseram prendê-lo, distraí-lo. Tudo em vão. Quando ia chegando àquela hora ele disparava para o compromisso assumido, todos os dias. Todos os dias, com o passar dos anos (a memória dos homens!) as pessoas foram se esquecendo do jovem soldado que não voltou. Casou-se a noiva com um primo. os familiares voltaram-se para outros familiares. Os amigos para outros amigos. Só o cachorro já velhíssimo (era jovem quando o jovem partiu) continuou a esperá-lo na sua esquina. As pessoas estranhavam, mas quem esse cachorro está esperando? Uma tarde (era inverno) ele lá ficou, o focinho voltado para aquela direção.

17 de mar. de 2010

ENTENDENDO SEU CÃO

Não podemos esperar que o cão entenda o mundo da mesma maneira que nós humanos. Precisamos falar a mesma língua para que a confusão não se instale. É necessário, portanto entendermos como um cão vê o mundo. Os cães se assemelham a nós em muitos aspectos. Como nós, são sociáveis e gostam de viver em grupo. São capazes de sentir diversas emoções como afeição, raiva, ciúmes, entre outros. São tão semelhantes a nós que foram entre todas as espécies animais, a primeira a partilhar nossos lares. Graças às suas características comportamentais, tornaram-se os melhores amigos dos homens.