Um Lobo No Quintal
Há pelo menos 10.000 anos, o cão tem se associado ao homem. Durante todo este tempo, os cães tiveram vários papeis, desde companhia até alimento. É grande a plasticidade genética nos cães, o que permite tamanha variação nos tamanhos, cores e ate comportamentos. Nos dias de hoje, as diferentes raças são desenvolvidas para propósitos específicos, como companhia, guarda, pastoreio, entre outros. Embora haja variações nos comportamentos entre as raças (frequentemente relacionados com o propósito), os comportamentos centrais dos cães são bastante semelhantes, e frequentemente semelhantes aos do seu parente mais próximo, o lobo.
Todos os cães são descendentes diretos dos lobos. Os lobos são animais muito sociáveis, de sentidos aguçados, que trabalham em grupo para capturar animais maiores do que eles. Sua comunicação altamente articulada e a organização da alcatéia (que formam para se proteger), estão presentes hoje mesmo no comportamento de nossos cães.
Não fosse a disposição do filhote de lobo de fazer parte da comunidade humana, não haveria todos esses maravilhosos cãezinhos que tanto nos encanta.
18 de mar. de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário