No séc. XIX, o buldogue existia na Grã-Bretanha em um só tamanho e os cães pequenos eram marginalizados. A raça encontrou mais liberdade na França, onde se desenvolveu este pequeno companheiro travesso e entusiástico. Tornou-se uma espécie de acessório da moda, bem como companheiro favorito de açougueiros e cocheiros. A raça foi reconhecida primeiro nos EUA, onde ainda é popular. Os problemas oculares e respiratórios associados à face curta tornam a raça potencialmente cara e sua quantidade hoje está reduzida. É suscetível a superaquecimento, sendo recomendável carregar água para saciar a sede durante caminhadas em climas quentes.
Mudança de Papéis A maior popularidade do buldogue na França ocorreu há mais de 100 anos, quando Degas e Toulouse-Lautrec pintaram-no e Colette escreveu sobre o cão dela. Diferentemente do parente inglês maior, cuja origem era bull-baiting, foi criado como rateiro. Pouco resta de agressão hereditária da raça e o buldogue francês é um cão de estimação afetuoso, brincalhão e de confiança.
Tamanho: 30-31cm Peso: 10-13kg Cuidados Com Pelagem: Fácil Adestramento: Médio Cores: Tigrado, fulvo, malhado, vermelho tigrado. Fonte: Guia Ilustrado Zahar: cães / Bruce Fogle; tradução Bianca Bold; Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário