12 de mai. de 2010

ENTENDENDO SEU CÃO - PARTE 6

Interpretando Os Sinais Corporais
O cão dá sinais corporais que podem ser interpretados por pessoas observadoras. Através desses sinais podemos ter uma idéia do humor e intenções. As orelhas, a cauda, a mandíbula e a posição do corpo devem ser observadas atentamente:

Cão Alegre: Mantém a cauda reta, abanando, pode curvar o corpo, quase encostando a cabeça no chão.

Cão submisso: Mantém as patas fletidas (dobradas), orelhas posicionadas para trás, cauda abaixada. Cão alerta: Mantém a cabeça alta, apontando a base das orelhas para frente e dirigindo seu olhar para o objeto que chamou sua atenção. Na maioria das vezes, sua boca estará fechada. Ficará de pé, como se estivesse na ponta das patas e com a cauda na altura do dorso. Poderá ocorrer uma leve ereção dos pelos ao longo do dorso. Esta postura indica interesse.

Cão tranqüilo: Mantém a cauda relaxada, mandíbula relaxada, olhar sereno.

Cão com medo: Mantém a cauda abaixada e rígida, o pescoço fica reto, mostra os dentes com a boca semi-cerrada, pode rosnar, as orelhas ficam para trás, o pelo pode estar eriçado no dorso.

Cão manifestando agressividade: Mantém o olhar fixo sobre a presa, a cauda e a orelha ficam erguidas, dentes bem à mostra, rosnam e latem.

Um comentário:

  1. Ah você me fez lembrar de uma coisa, meu cão sorri!!! Qdo chego em casa ele sorri para mim, enquanto eu não o carrego, ele não para de pular e sorrir para mim... Escreva sobre isto, ok? bjos

    ResponderExcluir