Se você é uma pessoa que escolhe um cão somente pela sua aparência, tamanho, pelagem e cor; tome muito cuidado, pois nossos amigos não são diferentes somente nestes aspectos, mas também em sua personalidade e habilidades. Por isso informe-se bem a respeito de uma raça antes de adquiri-la.
Cães de Caça:
Cães como os weimaraners, golden retrievers, labradores, setters e perdigueiros adoram seu trabalho. Por isso, ainda quando filhotes devem ser treinados para gastar energia e agradar o dono.
Cães Farejadores:
Sabujos, basset hounds e beagles foram criados para desenvolver seu faro – são capazes de seguir os mais tênues rastros –, trabalhar em bando, ganir e latir para sinalizar a seus donos. Comunicam-se bem com outros cães.
Cães de Pastoreio:
Pastores alemães e collies, bastante resistentes, foram desenvolvidos para trabalhar com criadores de gado e tocar os animais mordiscando seus calcanhares. São cheios de energia e muito leais aos donos.
Cães de Trabalho:
Quer seu trabalho seja ser cão de guarda (boxers) ou puxar trenós (malamutes), eles foram criados para trabalhar. Por isso, apreciam tanto o adestramento físico quanto o mental.
Cães de Companhia:
A maioria das raças deste grupo, como poodles e dálmatas, costuma ser usados mais para ser companheiro do que para exercer suas aptidões no trabalho.
Terriers:
Desenvolvidos para caçar ratos e pequenos animais, os terriers, em sua maioria, são pequenos, robustos, cavadores de buracos e têm latidos barulhentos. Se desafiados, raramente recuam.
Mínis:
Os chihuahuas, cocker spaniels, terriers yorkshire e bichons frisés foram criados para animais de companhia e adoram o contato com os humanos.
Lembre-se sempre que os cães domésticos descendem dos lobos e por isso podem manifestar características provenientes destes animais.
Referência: FOGLE, Bruce. New complet dog training manual. 1994, 2002. Dorling Kindersley Limited.
1 de abr. de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário